A cachoeira mais famosa da Ilha

A Cachoeira do Paquetá em Ilhabela se destaca como um dos destinos mais procurados por quem visita o arquipélago, pois oferece uma experiência inesquecível aos amantes de natureza. Localizada no bairro do Bexiga, na região sul da ilha, essa maravilha natural possui três poços principais de visitação, sendo o terceiro certamente o mais famoso pois é onde estão o tobogã natural e a impressionante borda infinita, portanto compõe cenário perfeito para fotos memoráveis.

A trilha e o acesso

A trilha até a cachoeira é de nível leve a moderado, e pode ser feita por conta própria. No entanto, a recomendação é clara: Vá com um guia local. Além de garantir mais segurança, o guia pode indicar os melhores caminhos, contar curiosidades sobre a fauna, flora e ainda dar dicas valiosas sobre outros atrativos de Ilhabela. Em suma, ter um guia te traz segurança e bons momentos. Próximo ao início da trilha, há estacionamentos disponíveis. Do estacionamento até o último ponto de visitação (a borda infinita) São aproximadamente 700m de trilha, com pedras, subidas em meio a uma floresta abundante de vida.

Pessoas na trilha em meio a mata atlântica em Ilhabela indo para a cachoeira do Paquetá.
Trilha da Cachoeira em Ilhabela

Para contratar um guia, chame no direct do Instagram: @oseuguiailhabela

Conheça os três poços da cachoeira

1. Primeiro Poço

Vista do primeiro poço da cachoeira do Paquetá em Ilhabela. Poço com 3 metros de profundidade, ótimo para banho porém com pedras escorregadias.
Primeiro poço da Cachoeira

A trilha para chegar até o primeiro poço é a mais curta com cerca de 10 minutos de caminhada. A vegetação já mostra a sua exuberância logo no começo, sendo possível avistar cobras, papagaios e até macacos.

O primeiro é o poço mais profundo, com cerca de 3 metros de profundidade, portanto não é o mais indicado para quem não sabe nadar. Uma corda pendurada em uma árvore convida os mais aventureiros a se balançarem sobre a água. Atenção redobrada aqui! Pois é uma área escorregadia, este ponto concentra a maior parte dos acidentes, inclusive alguns com desfechos trágicos. No verão os acidentes nesse ponto da cachoeira são diários. Então se você quer um lugar mais relax, o próximo poço vai te conquistar.

2. Segundo Poço

O maior dentre os três, este poço possui áreas rasas ideais para crianças e pessoas que não sabem nadar, portanto é o mais frequentado. Uma queda d’água sobre um “banco natural”, onde é possível relaxar e receber uma massagem natural é uma das atrações do local pois receber essa massagem é revigorante. É o poço mais indicado para famílias porque possui batente espaço, além de áreas com sobra.

3. Terceiro Poço (Borda Infinita e Tobogã)

Com uma vista de tirar o fôlego, este é o local mais fotografado da cachoeira, mas é também um dos mais perigosos e concorridos. A dica para registrar boas imagens é posicionar a câmera bem próxima da água e usar o modo horizontal para realçar o horizonte.

📸 Dica de foto: Fotografe bem rente à água para capturar o efeito de borda infinita, mostre onde você está, a natureza ao redor, o mar e as montanhas ao fundo.

Mulher sorridente na borda infinita da Cachoeira do Paquetá em Ilhabela, com vista para o canal de São Sebastião e vista para a serra do mar, uma vista sensacional da cachoeira mais famosa de Ilhabela.
A borda infinita cachoeira do Paquetá em Ilhabela
Mulher deitada na borda infinita da cachoeira do Paquetá em Ilhabela com o mar ao fundo e a serra do mar, a foto mais desejada por mulheres na borda infinita da cachoeira do Paqueta
“A FOTO” da borda infinita que todas adoram

Cuidado: o tobogã e os arredores do pequeno poço são extremamente escorregadios.

Dicas para aproveitar melhor

  •  Leve repelente
  •  Leve água e um lanche (se for uma visita mais demorada)
  •  Use calçado fechado com boa aderência (evite chinelos e sandálias)
  •  Consulte o seu guia para visitar a cachoeira no melhor dia e horário.
  • Use blusa manga longa com proteção UV, roupas claras e coloridas.
  • Calça leggin de cor clara também protegem na trilha e dos borrachudos

Sobre o repelente:

Ilhabela possui centenas de cachoeiras com águas extremamente limpas, ou seja, um prato cheio para os borrachudos já que eles se reproduzem em águas limpas e correntes, o lado bom é que havendo borrachudos é um sinal de que a água é limpa, pois eles não se reproduzem em águas que tenham o menor índice de poluição. Mas ainda assim, continuam chatos. Quais repelentes usar?

Na internet criou-se um mito de que o único repelente que funciona aqui em Ilhabela é o “repelente da Ilha” Citroilha (que nem é produzido aqui) mas que realmente funciona! Outros repelentes também funcionam, como o exposis, e Off Kids (off normal NÃO FUNCIONA)

Usar corretamente é importante, aplique o repelente a cada duas horas e depois de sair da água (com corpo seco) se estiver transpirando também é preciso reaplicar. Se for usar repelente e protetor solar, primeiro passe o protetor aguarde a pele absorver e aplique por último o repelente.

🎥 Veja no vídeo abaixo e aprenda como se proteger

Sobre dias lotados: Visitar a Cachoeira do Paquetá pode ser um transtorno se você for no dia “errado”, pois em feriados e final do anos a cachoeira tem enorme procura tendo em vista ser a cachoeira mais famosa da ilha. Contudo, indo com um guia local, pois ele vai saber te levar no dia certo e no melhor horário pra você aproveitar de verdade o passeio. O guia está por dentro de como está a lotação dos hotéis e a quantidade de turistas que estão na cidade, dessa forma é possível escolher o melhor dia e o melhor horário para você conhecer a cachoeira.

Poço da Cachoeira do Paquetá com muitas pessoas que frequentam em horário de pico, cachoeira lotada em finais de semana e feriados prolongados em Ilhabela.
Cachoeira do Paquetá no Feriado

Regras de visitação

  • ❌ Proibido levar animais de estimação
  • ❌ Proibido fazer fogueiras
  • ❌ Proibido usar caixas de som
  • ❌ Jamais deixe lixo no local

Assista e inspire-se

🎥 Veja no vídeo abaixo como aproveitar ao máximo a Cachoeira do Paquetá

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *